sexta-feira, 29 de abril de 2011

BOLO DE ROLO

Delícia oficializada como patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco, é este título que o nosso Bolo de Rolo exibe. Há pouco, foi eleito por chefs pernambucanos como a iguaria que melhor representa o Estado.O bolo de rolo, iguaria oriunda dos portugueses, foi introduzida no Brasil unicamente pelo Estado de Pernambuco. O verdadeiro bolo de rolo, muitas vezes comparados a outros tipos de ?Bolos Enrolados? como Rocambole, bolo de goiaba, entre outros, tem uma receita e forma única de ser feito.
Conta a história que  quando as damas de Portugal chegaram ao Brasil, mesmo que tenham trazido seus utensílios de cozinha, faltaram os ingredientes que estavam acostumadas a usar em seus tradicionais doces, como, pêra, marmelo, amêndoas, pinhões, cravo, canela e gengibre. Então o jeito foi substiruir por caju, goiaba, banana, abacaxi, castanha de caju, amendoim, milho, coco,

A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Essa massa é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente. Uma espécie de rocambole feito com um pão de ló em camadas super finas , é um bolo super fino e delicado . Durante muitos anos esse bolo ficou restrito aos senhores de engenho, e posteriormente aos governadores de Pernambuco, se tornando popular posteriormente.
Pela Lei Ordinária Nº 379/2007 o bolo-de-rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.


Ingredientes

.200 gr manteiga em temperatura ambiente
.1 1/2 xicara (cha) açucar
.6 ovos (claras em neve separadas)
.1 1/2 xicara de farinha de trigo
.1/2 xicara (cha) leite
.1 colher (cha) fermento em pó
.margarina e farinha para untar
.açucar para polvilhar

Recheio: 500 gr goiabada ( se a goiabada for de corte, coloque no fogo pedaços da goiabada com um pouco de água e gotinhas de limão, deixe amolecer mexendo sempre até ficar cremosa e deixe esfriar para usar.

. Bata na batedeira a manteiga, açucar e as gemas até formar um creme espesso e claro
.Acrescente a farinha aos poucos, leite e o fermento colocando alternadamente
.Pare de bater e junte as claras em neve delicadamente.
.Unte e enfarinhe 5 formas de 30 x 40 cm e 1 cm de altura
.Coloque a massa distribuindo entre as formas
.Asse em forno médio preaquecido por 5 minutos
.Retire do forno e desenforme em um pano úmido (se achar que a massa ficou grossa, passe um rolo de macarrão por cima da massa para afina-la mais) passe um pouco do recheio
.Enrole como um rocambole.
.Faça o mesmo com a outra massa, só que não vai enrolar, coloque o rocambole ja enrolado na ponta da massa com o recheio e enrole a massa envolvendo o rocambole ja pronto.
.Recheie a outra massa e passe o recheio e enrole no rocambole já enrolado novamente, até acabar todas as massas.
.Corte as rebarbas para um melhor acabamento
.Povilhe com açúcar e sirva


Maria Betânia

Um comentário: