domingo, 1 de maio de 2011

CHURRO


Churro é um alimento de origem espanhola, muito popular nos países latino-americanos.
Este doce é preparado com massa a base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico e frito em óleo vegetal. Logo após, ele pode ser salpicado com uma camada de açúcar por fora (opcionalmente, também com canela). Sendo um doce originário da Espanha, é bastante consumido nos países hispano-americanos, desde o México até a Argentina. Porém, nestes países, o churro geralmente não possui recheio (como ocorre no Brasil), este geralmente de doce de leite ou chocolate. No Uruguai, Argentina e outros países da América Latina, o churro também pode receber recheio.
É comum, no Brasil, vendedores ambulantes em carrocinhas parecidas com as de cachorro-quente comercializarem o produto em praças e eventos a céu aberto, como feiras e festas municipais.
A preparação do churro é feita com uma ferramenta na qual a massa fica armazenada e, através de um dispositivo de pressão, tal qual uma manivela, envia a massa para uma forma, que confere o aspecto estriado da massa com um canal central. Logo após, essa massa preparada é frita em óleo vegetal e deixada em repouso até a inserção do recheio e posterior consumo.
A inserção do recheio é realizada com uma espécie de tubo, que despeja o recheio no interior do churro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário