quarta-feira, 30 de março de 2011

Receita de queijadinha

01 coco seco ralado
03 ovos
01 lata de leite condensado
50g de queijo ralado

Preparo:

Misture bem os ingredientes, coloque em forminhas de papel que deverão estar em formas para empadas. Leve para assar em banho-maria.

Shirley Nascimento.

A origem da confeitaria

A confeitaria chegou ao Brasil entre os anos 50 e 60 (após a segunda Guerra Mundial), vinda da Europa, principalmente França, Itália e Alemanha, trazendo novas técnicas e manuseios. Alguns mestres confeiteiros que chegaram ao Brasil traziam a técnica do manuseio do chantilly, do Creme Paris, da massa folhada, do Fondant e foram obrigados a trabalhar nas padarias, pois eram raras as confeitarias exclusivamente doceiras. Com o passar do tempo, as padarias começaram a ser consideradas “padarias e confeitarias”. E, assim, foram nascendo os doces!

Naquela época o trabalho feminino era muito pouco utilizado. A partir dos anos 80, a confeitaria passou por tendências mais suaves e elaboradas, mostrando a preocupação com a qualidade na confecção dos produtos. Atualmente, surgem novidades a cada dia, tanto nos sabores quanto nas técnicas, qualidade e decorações.

segunda-feira, 28 de março de 2011

História do Brigadeiro

Brigadeiro (doce)

Brigadeiro, ou negrinho, é um doce brasileiro criado na década de 1940, comum em todo o país e normalmente presente nas festas de aniversário, junto com o cajuzinho e beijinho.
Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, achocolatado em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas.
O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes[1], liberal, de físico avantajado e boa aparência. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura.
O doce foi criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos. Há outras versões[2]bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Eduardo Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra[3].
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pesquisado por: Kely Holder

sábado, 19 de março de 2011

*O HOJE E O AMANHÃ NA HISTÓRIA DA CONFEITARIA*


O Hoje e o Amanhã na História da Confeitaria
A palavra Confeitaria vem do latim "Confectum" e significa aquilo que é confeccionado com especialidade. É um prato único e que tem um toque diferenciado como recheio, formato, um toque especial ou personalizado de acordo com o gosto pessoal do cliente ou a que é oferecido.
Há quem diga que os Romanos foram os pioneiros nesta área de confeitar e preparavam bolos e tortas com farinha, aveia, vinhos e até creme de leite os quais resultavam em verdadeiras delícias finas.
Na época do Primeiro Mundo as confeitarias e padarias se extinguiram devido a queda do império Romano, onde muitos profissionais se viram obrigados a produzir caseiramente sua forma de sustento e contarem com a ajuda de suas esposas ou auxiliares. Aí se inicia a participação feminina no ramo surgindo então as primeiras confeiteiras.
Muitos doces eram produzidos em mosteiros e conventos a base de mel dando origem ao primeiro Pão de Mel e outras guloseimas, como o chocolate, que foi descoberto por pesquisadores da confeitaria queriam transformar o cacau e o açúcar num ingrediente nobre de seus bolos e doces.
Após a segunda Guerra Mundial alguns mestres confeiteiros chegaram ao Brasil por volta dos anos 50 e 60, vindos principalmente da França, famosa como o "centro dos doces refinados e requintados" e da Áustria com seus doces e tortas finas como Stollen, o Apfelstrudel e outras delícias. Nessa mesma época os confeiteiros estrangeiros traziam a técnica do manuseio do chantilly, do Creme Paris, da massa folhada, do Fondant e foram obrigados a trabalhar nas padarias pois eram raras as confeitarias exclusivamente doceiras.
Alguns doces são tipicamente caseiros e com uma originalidade de cada país . Por exemplo no Brasil temos os quindins, babá de moça, bolos de fubá e milho, roscas doces e queijadinhas. Em Portugal os famosos pastéis de Belém, na Itália o famoso Zabayone; na Alemanha o Strudell; na França os Palmieres ...
A comercialização da Confeitaria que temos começou com a influência dos imigrantes italianos, franceses, portugueses e alemães e com a introdução de novos equipamentos e máquinas que facilitam o trabalho do confeiteiro, que passou a ter mais tempo para ler e desenvolver receitas mais requintadas melhorando a qualidade dos doces.

Fonte: História da Culinária

Kênia Raquel :)

BOLOS TEMÁTICOS

BOLOS TEMÁTICOS SÃO SEMPRE UMA GRATA SURPRESA AS PESSOAS AS QUAIS AMAMOS, PODENDO ASSIM HOMENAGEÁ-LAS COM TEMAS QUE AS AGRADAM...ONDE SUPER HERÓIS SÃO SEMPRE TEMAS ADORADOS POR MENINOS,BONECAS E PRINCESAS SÃO PREFERENCIAS DAS MENINAS,BEBIDAS SÃO PREFERENCIAS DOS ADULTOS QUE CURTEM A MESMA, AS FLORES E AS ROSAS DÃO SEMPRE UM REALCE NOS BOLOS TEMÁTICOS PRINCIPALMENTE EM MOMENTOS COMO CASAMENTOS E 15 ANOS.

































Kênia Raquel :)

TORTAS FINAS

Adoce sua vida, e transforme datas especiais em deliciosos e agradáveis momentos com maravilhosas tortas voltadas para o estilo mais fino,onde a decoração se mistura na montagem da guloseima,com muita sofisticação e requinte.









Kênia Raquel :)

RECEITA DE PASTA AMERICANA


Para dar inicio a decoração dos seus bolos aqui vai a receita da pasta americana ,onde vcs poderão usar e abusar da sua imaginação criando lindas artes em seus bolos.





6 COLHERES (SOPA) DE ÁGUA
1 COLHER (SOPA) DE GELATINA SEM SABOR
2 (COLHERES) SOPA DE GORDURA VEGETAL HIDROGENADA
2 COLHERES (SOPA) DE XAROPE DE GLUCOSE
APROXIMADAMENTE 1 KG DE ÁÇUCAR IMPALPÁVEL
1 COLHER (CAFÉ) DE AROMA

MODO DE PREPARO:

HIDRATE A GELATINA NA ÁGUA E DERRETA EM BANHO-MARIA ,ACRESCENTE O XAROPE DE GLUCOSE,O AROMA E A GORDURA VEGETAL HIDROGENADA. ADICIONE O ÁÇUCAR ATÉ OBTER UMA MASSA FIRME E UM POUCO GRUDENTA.



Kênia Raquel :)